Contos


Comunidade do Vício e o manifesto performático

Local: Dentro de uma grande fábrica de automóveis.

A Sociedade dos Altos ideiais está em batalha atroz com a Sociedade do Vício. Em meio a batalha Vigilante Noturno encontra o seu arqui-inimigo Doutor Garra. Eles se encaram e começam a se estudar para o embate.

- Desista Palhaço. Você e seus parceiros estão fadados ao fracasso. Seus planos de mergulhar o mundo no colapso e na opressão nunca dará certo.
- Colapso e opressão? Do que vocês estão falando? Esta noite estávamos protestando contra essa multinacional que escraviza crianças na Somália para produzir peças de veículos automotores a baixos custos. A mesma multinacional responsável pelo pagamento de propina para deputados e senadores brasileiros para votarem contra leis de proteção trabalhistas.
- Mentira! Não pode nos enganar. Nós vimos pelo noticiário quando vocês atacaram o prédio da multinacional e quebraram todo o hall de entrada. Também vimos quando atacaram os policiais com coquetéis molotov. Vocês são os vilões dessa história e a maior prova disso é o fato de agirem mascarados para chegarem aos seus objetivos.
- Primeiro: Vocês também estão mascarados. Não só mascarados, estão também fantasiados. Segundo: As máscaras são para nos proteger e as nossas identidades da publicidade negativa. Você sabia que a maior empresa de televisão desse país pertence a esta corporação? E sabia que ela investe em outras três empresas de mídia de escopo internacional? Controle a narrativa que você para deter o poder. Além do mais, quebramos o hall de entrada porque partimos do princípio de que nesta sociedade dominada pelo capital, onde as relações passaram por um processo de coisificação os indivíduos passaram a valorizar mais a propriedade material do que as vidas individuais. A depredação de patrimônio privado tornasse uma via performática para chocar e sensibilizar a população para as pautas que devem ser debatidas. E por último, é engraçado você utilizar o termo vilão. Sabia que inicialmente este termo caracterizava camponeses que habitavam as vilas em torno dos castelos na Europa e só adquiriu conotação negativa a partir do século XVI quando estes camponeses passaram a se organizar com maior frequência para questionar e militar contra os desmandos da nobreza e dos senhores feudais?
- Interessante. Não sabia desse fato sobre a palavra vilão... Comenta Majestosa que havia parado de torcer o braço da sua antagonista, a Professor Marionete.
- É para ser sincero. Faz sentido esta coisa de depredar para sensibilizar. As pessoas estão realmente cada vez mais voltadas para si mesmas, mais propensas a utilizarem umas as outras apenas para chegarem aos seus objetivos... Acrescenta Big Bang que se aproximava da discussão.
- Chama-se processo de coisificação. Ou de instrumentalização dos relacionamentos se você quiser uma abordagem mais liberal. Complementa explicativamente o Doutor Garra.
- Será que podemos ter foco aqui? Nós somos combatentes do crime e não filósofos sociais. Protesta o Vigilante Noturno.
- Mas, você tem que admitir que ele tem um ponto. Protesta Volt que também já havia deixado seu embate contra o Pirata de Bronze.
- Talvez o que o Vigilante Noturno não consiga enxergar é que ele é um protetor de uma estrutura social que fomenta a desigualdade e a violência. Pondera o Doutor Garra. Não consiga enxergar ou talvez queira proteger por interesses ocultos, já que ele depende de tantas armas num mundo onde uma das industrias que mais lucram são as industrias armamentistas... Complementa maliciosamente o Doutor Garra.
A Sociedade dos Altos ideais se volta em atitude perscrutadora para o Vigilante que é tomado por um sobressalto de medo no mesmo instante.
E assim, mais um manifesto contra a sociedade capitalista foi realizado com sucesso por causa da crise interna e a necessidade de reformular ideais e uma proposta ideológica concisa da Sociedade da Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estudos Anticoloniais, Pós-Coloniais, Decoloniais, Subalternos e Epistemologias do Sul

Recebi esta lista no whatsapp, enviada por uma amiga. Reposto o texto na integra para quem interessar começar a se aprofundar no tema. ...